Menu

A lenda do velho do saco

velho do saco

Conta a lenda que todo menino peralta devia se preocupar com um senhor de idade já bem avançada que andava por aí com um enorme saco nas costas, era o chamado, velho do saco, a lenda não lhe dá nome e nem é bem clara em suas características, só dizia ser um velho de roupas rasgadas, dentes pretos e ralos, dizia também ser corcunda.

Contavam que o velho do saco pegava meninos malcriados e que faziam travessuras, meninos que desrespeitavam os pais e bagunçavam nas escolas, colocava dentro do saco e levava para a casa dele.

Também não diziam o que acontecia com os meninos capturados pelo velho e nem citavam como exemplo algum dos que tinha sido vítima do saco.

Contanto, com essa história muitos meninos passavam a se comportar em suas casas, escolas, e com respeito diante dos mais velhos.

Era o efeito velho do saco.

Não se sabe exatamente quando surgiu a lenda, mas há uma estimativa de que se deu com a chegada dos Sintos no Brasil, que é o povo cigano, no fim do século XIX. Eles eram chamados de ladrões e sequestradores, foi a partir daí que diziam que o velho do saco era um cigano.

Mais uma história do mundo imaginário para os pais educarem os filhos, o homem do saco não passa de uma lenda